Blog

Por que usar métodos ágeis na gestão de processos?

Os métodos ágeis formam um arcabouço técnico e prático que visa dividir as entregas dos projetos por meio de ciclos (ou Sprints). Uma maneira flexível de controle que promove um aumento da produtividade e qualidade na entrega, além de reduzir os riscos.

Além disso, através da ordenação por ciclos, é possível realizar entregas rápidas com facilidade em aplicar melhorias contínuas. Tudo isso, sempre alinhado com as necessidades do cliente.

Aumento da Produtividade

Com o uso da metodologia de projetos ágeis, podemos realizar múltiplas entregas compactadas ao longo do processo de desenvolvimento do projeto. Como essas entregas são apenas partes do projeto (ciclos), é possível ganhar velocidade e ao mesmo tempo corrigir eventuais falhas e erros mais rapidamente. 

Qualidade na entrega

A disciplina ágil proporciona uma interação constante entre a equipe responsável pelo projeto e o cliente. Com essa comunicação o cliente participa, vê e reage a cada etapa do projeto entregue. Essa interação é essencial para que as entregas do projeto estejam totalmente alinhadas entre a equipe e o cliente. 

Redução do Risco

Pelo embasamento das entregas cíclicas, é possível minimizar a falha absoluta do projeto. As entregas curtas garantem a validação de cada etapa, bem como o prognóstico de conformidade das definições. Com isso, a equipe poderá continuar o projeto seguindo o planejamento ou poderá entrar com um plano de ação para corrigir as falhas e apontar as melhorarias necessárias. 

Maior autonomia e controle do projeto

Agile permite que os membros da equipe do projeto trabalhem de forma mais criativa e eficaz. Isso porque as responsabilidades das tarefas são divididas e cada membro pode priorizar efetivamente o trabalho e os recursos necessários (práticas e ferramentas), além de adaptar mudanças e melhorias. 

Gestão de cronograma e custos

Com entregas por meio de ciclos determinados, é possível predizer o tempo necessário gasto em cada uma. Com isso também pode-se medir o custo de cada etapa, o que permite a equipe alinhar juntamente com o cliente qual ou quais recursos devem ser priorizados. E não menos importante, a possibilidade de overdelivering (a capacidade de entregar além do que seu cliente/colaborador espera, superando suas expectativas). 

Maior satisfação do cliente

Com os métodos ágeis as equipes de projeto estão em contato constante com o cliente. Ao acompanhar cada etapa do projeto sendo entregue, há maior capacidade de oferecer feedback rápido de cada versão ou iteração. Assim a equipe pode definir melhorias e atender melhor as sugestões dadas por ele. 

Participando do processo como um elo fundamental, o cliente se mantém envolvido e engajado para evoluir juntamente com a equipe em cada etapa do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×